O Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen inaugura nesta quarta-feira, às 18h, a exposição de pinturas Reflexo das Raízes Africanas.
A mostra ocorre em homenagem à Semana da Consciência Negra e foi organizada por Paulo Corrêa, fundador do Grupo de Artistas Plásticos Quilombos Urbanos de Pelotas. As obras são de autoria dos artistas Jonas Santos, José Darci Barros, Paulo Corrêa e Valdir Ferreira.
Na abertura da exposição, a comunidade poderá apreciar a apresentação do Coral Municipal Cidade do Rio Grande e do Grupo Vocal da Escola Estadual Bibiano de Almeida, sob a regência de Márcia Helena Guadagnini Granada.
Sobre os artistas Paulo Luis Silva Corrêa é autodidata, filho de um pintor automobilístico Gilberto N. Corrêa e teve contatos com as cores desde os quatro anos de idade. Criou seu mundo entre traços e cores e assim passou sua adolescência e juventude.
Entre formas e texturas, tenta expressar-se procurando retratar a realidade da etnia negra, com figuras sociais até mesmo polêmicas. Participou de várias exposições individuais e coletivas, inclusive no exterior, como o 14º Circuito Internacional de Arte Brasileira, no Chile, em Isla Negra. Foi premiado no Salão de Arte Afro do RS e homenageado por várias entidades por ter contribuído, através das artes plásticas, para a cultura negra. Desde 2002, realiza atividades como retratista e oficineiro.
José Darci Barros realizou Curso de Pintura óleo e acrílica sobre tela no Senac sobre a supervisão da Professora Iara Su Kaes Braga de 1997 a 1999. Depois, participou de várias exposições individuais e coletivas, como em 2001 na 1ª Conferência Estadual da Comunidade Negra em Caxias do Sul e, em 2009, do 14º Circuito Internacional de Arte Brasileira e segunda etapa Isla Negra no Museu Pablo Neruda - Santiago do Chile.
O período de visitação ocorre de 17 de novembro até 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18horas, com entrada franca. O Centro Municipal de Cultura está localizado na rua Marechal Floriano, 91.
fonte: jornal AGORA
fonte: jornal AGORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário