Nego Drama

sábado, 28 de novembro de 2009

Sancionada a Rearticulação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas

Por Cláudio Rodrigues





28 de novembro de 2009: um dia a ser lembrado para os que lutam pela igualdade racial em Pelotas





Há alguns anos, militantes do Movimento Negro pelotense lutavam pela rearticulação do Conselho de Desenvolvimento e Participação da comunidade negra junto aos órgãos públicos. O insucesso pode ser resultado direto da falta de ação política, dos poderes Executivo ou Legislativo.

Seja como for, 2009 foi um ano positivo para a comunidade negra de Pelotas. As conferências municipal, regional e estadual de promoção da igualdade racial contou com expressiva participação na aprovação de propostas elencadas e aprovadas.  Em 19/11, dia anterior a morte de nosso heroi, Zumbi dos Palmares, foi votado, na Câmara de Vereadores, em três instâncias, o projeto que propõe a rearticulação do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas; e, neste sábado, foi sancionado pelo prefeito em exercício, Fabrício Tavares.

Estiveram também presentes na solenidade o vereador Ademar Ornel; Cláudio Rodrigues, Coordenador de Relações Inter-Raciais da Central Única das Favelas (CUFA); Ledeci Lessa Coutinho, do Movimento Quilombista; Marielda Medeiros e Ivete Oliveira, representantes do núcleo de educadores negros de pelotas; Geovane Lessa, Geração Trabalho e Renda; Simone; e Shaiane, do CDD e Quilombo "É Aqui", entre outros.

Durante esta semana, haverá uma reunião com o objetivo de definir a estrutura do Conselho.

Parabéns a tod@s que estiveram em mais esta construção de cidadania!

Um comentário:

basiko disse...

porque sera que agora os vereadores resolveram estar junto com o movimento negro? ......não deixem se enganar mais uma vez irmão negros de pelotas . Digam não a esa cambada de vereadores de pelotas que não fasem nada pelo movimento. nosso movimento não precisa de favores e sim de direitos .