Nego Drama

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Candidatos participam de debate com a comunidade negra gaúcha


Evento foi uma promoção dos clubes sociais negros do Estado em parceria com lideranças do Movimento Negro

"Diálogos para a promoção da Igualdade Racial" foi o tema do evento que reuniu entidades e lideranças do Movimento Negro do Rio Grande do Sul, autoridades e candidatos nesta quinta-feira (05/08), na Sociedade Satélite Prontidão, em Porto Alegre. O encontro foi organizado em conjunto Movimento de Clubes Sociais Negros em parceria com lideranças das religiões de Matriz Africana e do Movimento Negro.

A mesa de debates contou com a participação do senador da República Paulo Paim, do ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Eloi Ferreira de Araujo, do candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado do RS, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, do deputado estadual e presidente estadual do PT, Raul Pont, do presidente da Sociedade Satélite Prontidão, Nilo Feijó. Também estiveram presentes o presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS (Codene), Victor Hugo Amaro, o representantes do RS na Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros, Luis Carlos de Oliveira, que também é vice presidente da Associação Floresta Montenegrina de Montenegro, a Ialorixá Sandra Bueno e o representante do Movimento Hip-Hop, o rapper PX.

Prestigiaram a atividade candidatos à vagas para a Assembléia Legistiva gaúcha e para a Câmara dos Deputados.

Debates

A trajetória e a luta da comunidade negra para a criação até a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial pelo Congresso Nacional foi exaltada pelo ministro da Seppir, Eloi Ferreira e pelo senador e candidato à reeleição, Paulo Paim.


O candidato ao Governo do Estado, Tarso Genro, parabenizou a organização do evento e salientou a implementação da política de cotas nas universidades federais, através do ProUni, quando foi ministro da Educação e do Pronasci, no Ministério da Justiça, que atua com a segurança cidadã, envolvendo jovens das periferias.

Os representantes do Movimento Negro enfatizaram a necessidade do apoio do Poder Público para as manifestações e entidades religiosas e culturais afrobrasileiras, bem como para a formulação de políticas públicas de igualdade racial no Estado, que contemplem a população negra.

Clubes Sociais Negros
O movimento Clubista envolve um número aproximado de mais de 100 clubes sociais negros, distribuídos em diversas cidades do Brasil, tendo no Rio Grande do Sul sua maior expressão com 55 dos clubes da federação. Entre estas entidades, algumas já completaram mais de um século de história como reduto permanente da cultura e hábitos dos negros de nosso país.

Conforme descreve o poeta e historiador Oliveira Silveira, “os Clubes Sociais Negros são espaços associativos do grupo cultural étnico afro-brasileiro, originário da necessidade de convívio social do grupo, voluntariamente constituído e com caráter beneficente, recreativo e cultural, desenvolvendo atividades num espaço físico próprio”.

Texto e fotos:
Lisandro Láercio Rangel Paim - jornalista/RS - MTE 12878
Presidente da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio - Gravataí/RS
Coordenador Região Metropolitana Movimento Clubes Sociais Negros/RS
Secretário Municipal de Comunicação substituto - Gravataí/RS
Contatos: (51) 81063486 / e-mail: lisandro_rpaim@yahoo.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

enganamos a nos mesmos , quando ficamos esperando por esses politicos não saimos do mesmo lugar . Basta vermos o senador PAIM , que apoio esse estatuto que favoreu os mesmos de sempre temos que eleger politicos que estejam comprometido com nossa genti que sofre , e não com partidos ou com pessoas que querem o poder de todo jeito.

Jama Libya disse...

PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil.
Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br