Nego Drama

domingo, 28 de novembro de 2010

Benedita da Silva se Solidariza Com Cabral por Ocupar Favelas no Rio.

Rio - As cenas de guerra transmitidas ao vivo pela TV, em que se vêem, de um lado, bandos de homens armados fugindo desesperados e, de outro, famílias inteiras querendo escapar ao cerco das forças militares apoiados por blindados da Marinha de Guerra, não foram suficientes para quebrar o silêncio dos parlamentares negros cariocas eleitos nas eleições de outubro.


Ocupação do Morro do Alemão


Tanto o ex-ministro chefe da SEPPIR, Edson Santos, quanto Benedita da Silva, ex-governadora, ex-ministra e ex-secretária de Ação Social do Estado (foto), optaram, em seus blogs, por ignorar o tamanho da tragédia humana para as milhares de famílias – a maioria das quais negras – alvo dos efeitos colaterais da guerra com o tráfico. 


Ex Governadora do RJ Benedita da Silva


A ex-governadora chegou a comentar em seu blog ter visto “aquelas imagens assustadoras da fuga de criminosos pelas matas da Vila Cruzeiro, na Penha". “Pudemos distinguir o grande número de jovens negros entre os fugitivos. Espero que esta semana tenha trazido luz à consciência das diversas entidades representativas do segmento afrodescente para que, acima das vaidades pessoais e cores partidárias, unam-se, lutem e participem verdadeiramente das ações pela igualdade racial”, escreveu, fazendo questão de se solidarizar não com as famílias, mas com seu aliado político. "Governador Sérgio Cabral, estamos juntos”, afirmou.

Quilombo

Antes de se tornar favela, a Vila Cruzeiro era reconhecida como Quilombo da Penha, formado no final do século XIX - logo após a Abolição – nas vizinhanças da Igreja de Nossa Senhora da Penha, a quem pertencia as terras de uma fazenda doadas por seu proprietário à Irmandade católica. A formação do Quilombo deveu-se a atuação de um padre abolicionista e republicano. O Santuário foi visitado pela Princesa Isabel, 18 dias antes de proclamada a Lei Áurea. 
Já o ex-ministro chefe da SEPPIR, Edson Santos, eleito com os votos majoritários de negros dessas comunidades, preferiu ser mais cauteloso: optou pelo silêncio.


Dep. Edson Santos e ex Ministro da Seppir

Rompendo o silêncio

Ao contrário da ex-governadora e ex-ministra e ex-secretária da Ação Social, que preferiu a comodidade do “aplauso” ao governador Sérgio Cabral, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Marcelo Freixo, do PSOL, escreveu para a coluna Tendências e Debates, da Folha de S. Paulo, na edição deste domingo, 28/11, que “Não há vencedores”.

“Esse modelo de enfrentamento não parece eficaz. Prova disso é que, não faz tanto tempo assim, nesta mesma gestão do governo estadual, em 2007, no próprio Complexo do Alemão, a polícia entrou e matou 19. E eis que, agora, a Polícia vê a necessidade de entrar na mesma favela de novo”, afirma.

Freixo, que não é negro, nem tem qualquer vinculação com o Movimento Negro, acrescenta. “Tem sido assim no Brasil há tempos. Essa lógica da guerra prevalece no Brasil desde Canudos. E nunca proporcionou segurança de fato. Novas crises virão. E novas mortes. Até quando? Não vai ser um Dia D como esse agora anunciado que vai garantir a paz. Essa analogia à data histórica da 2ª Guerra Mundial não passa de fraude midiática”. 


Dep. Marcelo Freixo

Ao comentar o fato de que 99% das pessoas que habitam o Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro são trabalhadores negros e que as “dezenas de jovens pobres, negros, armados de fuzis, (...) em fuga pelo meio do mato” (...)“com as armas nas mãos e cabeças vazias”, (...) “não defendem ideologia” (...)“não disputam o Estado”, (...)"a maioria não concluiu o ensino fundamental e sabe que vai morrer ou ser presa”, Freixo, termina. “Quem dera houvesse, como nas favelas, só 1% de criminosos nos parlamentos e no Judiciário...”

Prá onde vão

Segundo o economista e professor do Ibmec-RJ, Sérgio Ferreira Guimarães, subsecretário da Adolescência e Infância da Secretaria de Estado e Ação Social, o tráfico, no Rio, emprega 16 mil pessoas, vende mais de cem toneladas de droga e arrecada R$ 633 milhões por ano. O total de empregos é o mesmo da Petrobrás na capital fluminense e a arrecadação equivale a do setor setor têxtil no Estado.

Segundo o mesmo estudo, o tráfico vende o equivalente a cinco vezes mais do que ao total de apreensão anual de cocaína pela Polícia Federal, em todo o país.

Em relação a mão de obra, o pesquisador utilizou estudo da ONG Observatório de Favelas sobre a participação no tráfico de jovens residentes em comunidades e projeções da polícia. Só o complexo do Alemão que está sendo invadido pelas tropas e representa a principal fonte de renda do mercado de de droga hoje no Rio, tem faturamento anual estimado em R$ 8 milhões, de acordo com a Polícia. 

Modelo da ditadura

Para o professor Luiz Eduardo Soares, ex-secretário Nacional de Segurança Pública e um dos autores do roteiro do filme Tropa de Elite 1 "o modelo policial foi herdado da ditadura. Ele servia à defesa do Estado autoritário e era funcional ao contexto marcado pelo arbítrio. Não serve à defesa da cidadania".

"A estrutura organizacional de ambas as polícias impede a gestão racional e a integração, tornando o controle impraticável e a avaliação, seguida por um monitoramento corretivo, inviável. Ineptas para identificar erros, as polícias condenam-se a repeti-los. Elas são rígidas onde teriam de ser plásticas, flexíveis e descentralizadas; e são frouxas e anárquicas, onde deveriam ser rigorosas. Cada uma delas, a PM e a Polícia Civil, são duas instituições: oficiais e não-oficiais; delegados e não-delegados", escreveu ele em seu blog.
Luiz Eduardo Soares
Segundo Luiz Eduardo "o tráfico que ora perde poder e capacidade de reprodução só se impôs, no Rio, no modelo territorializado e sedentário em que se estabeleceu, porque sempre contou com a sociedade da polícia, vale reiterar". "Quando o tráfico de drogas no modelo territorializado atinge seu ponto histórico de inflexão e começa, gradualmente, a bater em retirada, seus sócios –as bandas podres das polícias - prosseguem fortes, firmes, empreendedores, politicamente ambiciosos, economicamente vorazes, prontos a fixar as bandeiras milicianas de sua hegemonia", continou.

"Discutindo a crise, a mídia reproduz o mito da polaridade polícia versus tráfico, perdendo o foco, ignorando o decisivo: como, quem, em que termos e por que meios se fará a reforma radical das polícias, no Rio, para que estas deixem de ser incubadoras de milícias, máfias, tráfico de armas e drogas, crime violento, brutalidade, corrupção? Como se refundarão as instituições policiais para que os bons profissionais sejam, afinal, valorizados e qualificados? Como serão transformadas as polícias, para que deixem de ser reativas, ingovernáveis, ineficientes na prevenção e na investigação?", conclui.


FONTE: AFROPRESS

2 comentários:

Anônimo disse...

1 Ao MOVIMENTO NEGRO DE PELOTAS
Vicentinho Presidente da Seppir
Se isso for verdade é uma excelente noticia, pois o Deputado Federal Vicentinho foi suplente do Senador Eduardo Suplicy, que poderia ter a experiência de Senador, se não fosse a falta de visão e democracia real de solidariedade de uma exposição positiva para a comunidade negra paulista, ter um Senador negro, uma pessoa coerente dedicada e efetivamente envolvido com a nossa causa e um ótimo transito com os Movimentos Negros Brasileiros, Entidades e Institutos. A começar pelos 4 maiores Movimentos Negros do Brasil três destes fundados em São Paulo MNU, ONNQ, CNAB e a UNEGRO na Bahia, apesar de ideologias um pouco distintas que fazem às vezes ter opiniões e condições adversas, mas todos com o mesmo objetivo.
São Paulo também tem duas instituições educacionais a Fundação Palmares e a EDUCAFRO, que estão revolucionando uma educação especifica e diferenciada para a nossa comunidade, seria ótimo que estes modelos e de outras Instituições também deveriam ser implantadas em outros Estados.
É sabido que muitas coisas para nós eram para ontem, um dos maiores erros da Fundação Palmares foi de não ter um escritório de representação deste Órgão, afinal de contas o nosso Estado é o mais forte da Federação, o mais populoso do país, segundo o IBGE 54% de pretos e pardos, sem contar os mais de 20% de mulatos que é a comunidade negra afro-descendente do Brasil, sendo que o Netinho com seus mais de 7 milhões de votos, seria eleito Governador em qualquer Estado do Brasil, que só não foi eleito, porque toda a mídia Tvs, Rádio, Jornal e Web de grupos de extrema direita fascistas e conservadores conspiraram e sabotaram a sua eleição e sua suplente Matilde Ribeiro, tida como a inimiga nº 1 da Elite Brasileira.
O Deputado Vicentinho, além de ser um dos poucos Deputados Federais na Câmara que tem um mandato isento de referencias negativas que dominam a política atual é também um profundo conhecedor e articulador e companheiro do Presidente Lula e muito admirado pela Presidente eleita Dilma Roussef. Seu trabalho que atende ao nosso Estado e principalmente o projetos nacionais voltados para a classe trabalhadora e todos os seguimentos que vão da juventude da mulher e todos os embates nacionais. Hoje o Brasil, está vendo através da mídia, principalmente a televisão a triste realidade dos efeitos colaterais da desgraçada abolição do escravatura, e os efeitos do Holocausto Negro, os morros e as favelas como Vila Cruzeiro e Morro do Alemão, mostrando centenas de jovens negros, armados como combatentes contra as colônias européias na África e o apartheid na África do Sul é momento que nós estamos vivenciando, um momento surrealista( que neste ano de 2010 que completa os 100 anos da Revolta da Chibata de João Candido o Almirante Negro, que em um ato de insubmissão, soldados marinheiros que defendiam a pátria sofriam violência e maus tratos em condições desumanas, ainda tratados como escravos, essa era a Republica que contrariava os lindos e patrióticos versos do Hino Nacional, passados 100 anos, nunca na história deste país houve uma política de justiça de reparações e incentivos reais á favor da raça negra ) os jovens militantes do trafico de drogas lutando contra as policias, Forças Armadas, Aeronáutica, Exercito e até a Marinha, é a Guerra Civil declarada, jovens negros e afro descendentes. Frutos estes do trafico de escravos, dos milhões de negros, roubados e seqüestrados da África, que por 400 longos anos construíram a riqueza deste país a ferro e fogo, que foram abandonados da abolição, traídos pela Republica, excluídos pela Ditadura e marginalizados pela democracia.

Anônimo disse...

2 Ao MOVIMENTO NEGRO DE PELOTAS
.
O Governo Lula foi o único que fez alguma coisa pela comunidade negra, alias a comunidade que o elegeu e o reelegeu, assim como, a Presidente eleita Dilma Roussef.
A maior parte dos Movimentos de lideranças negras considera o Estatuto da Igualdade Racial um fracasso, depois de 8 anos de discussão o Senado aprova a os interesses da elite dominante brasileira, apesar de respeitar a valorosa luta daqueles que se empenharam para a vitória dos nossos direitos, tendo á frente nesta árdua batalha contra nossos inimigos insensíveis e perversos, o valoroso Senador Paulo Paim do Rio Grande do Sul, que lutou bravamente contra a bancada neoconservadora escravagista contemporânea do PSDB, DEM, PPS, PTB e outros partidos, que representavam a Elite dominantes e seus interesses.
Infelizmente o que nos sobrou negros e afro-descendentes, dentro do conjunto de nossa obra da história social econômica do país foi esmola, é interessante ver os comentários dos jornalistas de TV chamar os nossos jovens negros que apesar de serem ilícitos (não estamos defendendo suas ilegalidades, mas esta ilegalidade é conseqüência dos efeitos colaterais, de uma raça que foi segregada marginalizada e muitas vezes excomungada, a própria história da favela, como nós sabemos começa com mentiras e sacanagens da política da época, primeiramente com os soldados que eram “heróis” por ter derrotado Antonio Conselheiro em Canudos- BA e em sua volta á antiga capital do Brasil na época o Rio de Janeiro, foram enganados e traídos, jogados na miséria e foram morar no Morro como amarga “alternativa” criando as favelas que já eram habitadas por ex-escravos e suas famílias, de lá pra cá, diversos povos oriundos das misérias do Brasil, criando assim, essa triste realidade em uma cidade maravilhosa onde há os que vivem e os que sobrevivem, os traficantes de drogas de hoje são frutos de seus antepassados que foram vitimas do tráfego de escravos que construíram a riqueza deste país como escravos, e hoje como escravos do sistema preconceituoso e racista que de todas as formas excluem de direitos, principalmente das riquezas do nosso país com o agravante que ainda continuamos gerando a riqueza deste país com as dezenas de bilhões que pagamos direta e indiretamente, o que nos resta além das favelas, subúrbios e periferias ? É também a ingratidão e o cinismo da classe dominante e principalmente da classe política, que está usando os traficantes do Rio de Janeiro para esconder o alto grau de corrupção da sociedade dominante, começando pela TV Globo que além de racista segundo a própria mídia deve mais de R$ 15 Bilhões ao BNDS e a Rede Record que infelizmente além de explorar a miséria dos negros e afro-descendentes, que freqüentam e são enganados em seus templos do trafico da fé, a também já devem mais de 5 bilhões, junto ao BNDS, assim como as outras TV e no mais recente e polêmico golpe do Bau do Sr. Silvio Santos de 2,5 bilhões de reais. Juntando os traficantes da fé e da economia do Brasil que são os verdadeiros construtores da miséria da ignorância e da insegurança fazendo dos traficantes de droga, verdadeiros Davi contra Golias do trafico da corrupção que gera o caos no país como dizia o grande geógrafo Milton dos Santos enquanto não houver justiça social econômica para os negros afro-descendentes não haverá paz neste país, portanto, quando surge o nome do Dep. Federal Vicentinho PT como Presidente da Seppir estamos fazendo o nosso caminho positivo á favor da cidadania brasileira e não de uma sociedade que só consegue enxergar algumas dezenas de traficantes e não conseguem ver os milhões de não traficantes que vivem nas favelas e periferias do Brasil )
Mais uma vez gostaria de agradecer ao Afropress este humilde comentário desta batalhadora Jornalista, historiadora e pesquisadora Mariana Benedita dos Santos.
MOVIMENTO NEGRO DE PELOTAS