Nego Drama

sábado, 20 de novembro de 2010

SIGNIFICADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

"Ter consciência negra, significa compreender que somos diferentes, pois temos mais melanina na pele, cabelo pixaim, lábios carnudos e nariz achatado, mas que essas diferenças não significam inferioridade.
Ter consciência negra, significa que ser negro não significa defeito, significa apenas pertencer a uma raça que não é pior e nem melhor que outra, e sim, igual.


Ter consciência negra, significa compreender que somos discriminados duas vezes: -
uma, porque somos negros, outra, porque somos pobres, e, quando mulheres, ainda mais uma vez, por sermos mulheres negras, sujeitas a todas as humilhações da sociedade.

Ter consciência negra, significa compreender que não se trata de passar da posição de explorados a exploradores e sim lutar, junto com os demais oprimidos, para fundar uma sociedade sem explorados nem exploradores.
Uma sociedade onde todos tenhamos, na prática, iguais direitos e iguais deveres.

Ter consciência negra, significa sobretudo, sentir a emoção indescritível, que vem do choque, em nosso peito, da tristeza de tanto sofrer, com o desejo férreo de alcançar a igualdade, para que se faça justiça ao nosso Povo, à nossa Raça.

Ter consciência negra, significa compreender que para ter consciência negra não basta ser NEGRO e até se achar bonito, e sim que, além disso, sinta necessidade de lutar contra as discriminações raciais, sociais e sexuais, onde quer que se manifestem. "
(Raimunda Nilma de Melo Bentes, Cedenpa ).

9 comentários:

Anônimo disse...

olá gente, apoio completamente este blog, falou tudo oq penso a respeito. entrei por acaso e achei mto interessante . parabéns ao dono do blog.
beijos

Anônimo disse...

olá gente, apoio completamente este blog, falou tudo oq penso a respeito. entrei por acaso e achei mto interessante . parabéns ao dono do blog.
beijos

Anônimo disse...

parabéns estava fazendo uma pesquisa sobre o assunto e achei muito interessante tenho 12 anos e achei muito legal o seu trabalho

Anônimo disse...

encontrei o que estava buscando o rel significado para CONSCI~ENCIA NEGRA adorei Parabéns!

Anônimo disse...

consciensia poucos pessoas saber aque isso , e conto mais quando falamos de negra ai os brancos e ricos nao que nem saber por que o mundo e racista assim mais isso pode mudar ser nos quiser....

POESIA E DIA A DIA disse...

Apoiado, achei legal. Um ótimo trablho. Parabéns ao criador deste blog.

Anônimo disse...

tenho consciência do mundo sei qui ele e racista, mais não ligo sou feliz.
por ser quem eu sou amo a minha cor e digo o que não me mata me fortalece
ass: renato siva sousa

Anônimo disse...

Concordo com vc renato . Sofro preconceito mais mesmo assim tenho muito orgulho da minha pele . Ass: fernanda

Anônimo disse...

sou negra com muito orgulho adorei a mensagem tudo que queria encontrei vendo essa postagem amei amei parabéns perfeito