Nego Drama

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Um novo lugar para o negro no Carnaval e na sociedade

Por/ 
Carlos Alberto Carlão de Oliveira


A preservação da cultura negra no Brasil, em especial em Salvador, a maior cidade negra fora da África, interessa não apenas aos afrodescendentes e sim a todos os brasileiros porque ela é um dos pilares do que somos hoje enquanto povo e nação.


Além do extermínio físico da nossa juventude, vemos também a tentativa de destruição de nossa identidade cultural e ofuscar nossa herança, como se isso fosse possível.

No período do Carnaval o que mais vemos são discussões sobre a democratização da maior festa popular de Salvador. Qual é o lugar do negro no Carnaval da Bahia? Esse é o questionamento que necessita e exige ser feito.

Quando se discrimina os blocos afros, afoxés e outros grupos que reúnem em sua maioria afrodescendentes entendemos que isso representa um ataque à nossa cultura, nossa origem e nossa raiz.


Uma coisa lamentável que não se rompe por falta de vontade política é a famigerada ordem de entrada na avenida. Os blocos de trio são os donos, parece até que por vontade divina ou hereditariedade, do espaço público. Há uma série que nunca se rompe e que deixa os blocos afros somente para a madrugada. Por que não se estabelecer um novo critério que acabe com uma regra que o povo negro não estabeleceu já que o Ilê Aiyê, por exemplo, iniciou suas atividades em 1974? Por que esconder a negritude de nossa cidade?

Até mesmo uma grande parte dos compositores das músicas gravadas pelas grandes estrelas da chamada "Axé Music" são moradores dos bairros mais carentes como Nordeste de Amaralina, Engenho Velho da Federação, Liberdade, Subúrbio Ferroviário e outros. Não por coincidência são "quase todos pretos. Ou quase pretos". São desconhecidos e invisíveis. A música é sempre atribuída ao intérprete. Quem ganha com a invisibilidade do negro?

Temos uma cultura de resistência e vamos continuar nessa postura. Não aceitamos ser coadjuvantes em nossa própria casa. Nossos sábios e mestres podem não ser citados, mas é nossa a cultura que eles cantam mesmo nos negando. Acabar com isso não se faz do dia para a noite porque temos que levar em consideração que um quinto da existência do Brasil se deu debaixo de uma brutal escravidão do negro.

A resposta dos negros sempre teve na cultura sua forma mais forte para superar as dificuldades e neste momento que se discute o Carnaval é oportuno que a sociedade debata com firmeza a questão de combate ao racismo e destruir a imagem mental de inferioridade que tentam colocar sobre a população negra.

Outro lugar em que os negros são majoritários no Carnaval é segurando as cordas dos grandes blocos.

Enquanto os grandes blocos, os que têm as melhores atrações e concentram a maior quantidade de "gente bonita", como dizem os apresentadores de TV, que na prática significa gente branca e rica; recusam-se a pagar e respeitar os chamados cordeiros. A função dos cordeiros é proteger os endinheirados do povão sem grana que fica do lado de fora das cordas. Uma ironia. Os sem dinheiro que seguram as cordas, impedem os sem dinheiro do lado de fora ameaçarem os "com grana" do lado de dentro das cordas.

Para que os grandes empresários do Carnaval forneçam aos cordeiros calçado adequado, diária de R$ 50,00, com base em adicional noturno, horas extras e insalubridade há uma grande luta em andamento. Os donos de blocos não aceitam a reivindicação.

Fazemos esta analogia entre o Carnaval e a realidade social e racial que enfrentamos no Brasil para mostrar que falta muito a caminhar para juntos construirmos uma sociedade fraterna, igualitária, onde exista a igualdade de oportunidades. Vamos juntos, independente da etnia, continuar nossa luta contra todas as formas de discriminação e de combate ao racismo.

Para finalizar, utilizamos a clássica frase de Nelson Mandela como uma forma de esperança do Brasil e do mundo que queremos um dia viver. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a 

amar."


fonte: Atitude & Comunicação

Nenhum comentário: