Nego Drama

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Centro Cultural Erico Verissimo realiza Recorte Étnico

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promove, de 8 de junho a 6 de julho, a exposição Recorte Étnico no Rio Grande do Sul, com a participação de artistas plásticos descendentes de portugueses, espanhóis, japoneses, alemães, italianos e africanos, que tem a coordenação geral de Estelita Branco e de Arte, Mara Caruso. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 18h, na sala O Arquipélago, primeiro andar.

O objetivo da exposição é homenagear as matrizes étnicas formadoras do povo brasileiro, com destaque à indígena, portuguesa e africana e a alguns grupos de imigrantes radicados no Estado: alemães, espanhóis, italianos e japoneses.





Os artistas buscam com esse trabalho resgatar biografias e cartografias, descrevendo formas, objetos, lembranças e emoções. "E com a imersão nessa fonte autêntica de inspiração deram vida à imaginação artística", diz a coordenadora Estelita Branco. Segundo ela, o envolvimento com histórias e heranças culturais do grupo escolhido propiciou laços com antepassados e com objetos familiares significativos. O retorno no tempo pode levá-los à reflexão, produzindo obras que reivindicam o direito à subjetividade e a autonarração.

Durante o processo de criação e elaboração dos trabalhos, as imagens dos objetos e personagens que fazem parte de todas essas histórias foram representadas nas mais diferentes técnicas e materiais, onde cada artista expressou as suas criações sobre a etnia e a cultura que escolheu trabalhar.

Processo de criação
Foram dois anos de pesquisa, nos quais o grupo formado por Estelita Branco, Déo Miranda, Júlia Toba, Leci Bohn, Mara Caruso, Sandra Fraga e Suzana Campozani, fez reuniões para apresentação dos estudos realizados, além de trocar idéias e lançar novos desafios. O elemento integrador entre as etnias focalizadas, durante o processo de criação e elaboração dos trabalhos, foi o mar.

Estelita Branco ressalta também que na construção do trabalho foram realizados almoços étnicos, com suas comidas, bebidas e objetos típicos. A partir desses eventos daí foram confeccionados cartazes em técnica digital impressos sobre lona plástica.

Exposição Recorte Étnico
Quando: de 08 de junho a 06 de julho
Onde: sala O Arquipélago, 1º andar, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado à Rua dos Andradas 1223 - Centro Histórico de Porto Alegre

Quanto: Entrada franca


Fonte: Diário Popular 06/06/11

Nenhum comentário: