Nego Drama

sábado, 22 de novembro de 2008

Quem é Oliveira Silveira

Oliveira Ferreira da Silveira, Serra do Caverá, Distrito Touro passo, município Rosário do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, 1941. A partir de 1959, residência de Porto Alegre. Mantida ligação com cidade e meio rural de origem. Atuação no movimento negro: Grupo Palmares que, por sugestão sua, propôs e assinalou, desde 1971, a data de 20 de novembro. Palmares, mais tarde considerada Dia Nacional da Consciência Negra por iniciativa do MNU em 1978;



grupos Razão Negra e Tição; Movimento Negro Unificado-MNU; participação do grupo Semba, de arte negra, com a filha Naira, desde o início do trabalho em 1979.Dispersos na imprensa gaúcha (além de entrevistas) estudos, reportagens notas como Luis gama; Palmares; jornal de negros O Exemplo ( Porto Alegre, 1892-1930); Sociedade Floresta Aurora, centenária ( fundada por negros em 1871 ou 72 em Porto Alegre); Maçambique de Osório-RS; o negro no Rio Grande do Sul; a obra de Oswaldo de Camargo; a poesia de Seghor, Césaire, e Langston Hughes ( com tradução de poemas). Redação do livreto Mini-História do Negro Brasileiro, Porto Alegre, Grupo Palmares, 1976. Co-autoria do livreto História do Negro Brasileiro- Uma síntese, Porto Alegre, Prefeitura Municipal- SMEC- 1986 ( com Anita L. P. Abad, Helena Vitória S. Machado, Luiz Mário T. da Rosa e Marisa Souza da Silva).

- Mostra Internacional de São Paulo, Bienal Nestlé-SP, Encontros de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros ( I-SP e III-RJ), curso de extensão universitária ( PUC- UFRGS) e promoções do movimento negro. Estudos em andamento: Jongo e outras manifestações artísticas. Prefácios a Atabaques, de Éle Semog e José Carlos Limeira, Rio de janeiro, ed. dos autores, 1983, e a Cristal Noturno, de Abelardo Rodrigues ( em processo de edição).

Nenhum comentário: