Nego Drama

sábado, 22 de novembro de 2008

Marcha de 20 de novembro de 2008: Homenagem a Oliveira Silveira, nosso poeta maior!

Há mais de 30 anos, o poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009) sugeriu que se comemorasse em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra, pois essa data era mais significativa para a comunidade negra brasileira do que o 13 de maio. “Treze de maio traição, liberdade sem asas e fome sem pão”, assim definia Silveira o Dia da Abolição da escravatura em um de seus poemas, referindo-se à Lei que libertou os escravos, mas sem lhes dar condições de trabalhar e viver com dignidade.


Oliveira Silveira: "Livres",
mas sem condições de viver com dignidade


Em 2003, o Congresso brasileiro aprovou uma Lei Federal que criava e tornava obrigatório nas escolas o estudo sobre a história e a cultura afro. A ideia é ensinar aos alunos de todo o país a história dos povos africanos, a luta dos negros no Brasil e a influência do negro na formação da sociedade nacional.

O dia 20 de novembro é aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos. Ele é considerado simbolo da resistência contra a escravidão e, por isso, as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil definiram esse dia para manter viva a memória dessa figura e sua importância na luta pela libertação dos escravos.

Nenhum comentário: