Nego Drama

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Itamaraty terá cotas para negros

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores terá cotas de 10% para negros a partir de 2011, no concurso que selecionará diplomatas. A portaria com o novo critério foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada.



O concurso, aplicado pelo Instituto Rio Branco, deverá acontecer no primeiro semestre do ano que vai e oferecerá 26 vagas. Os candidatos negros, serão identificados pelo critério da autodeclaração no momento da inscrição. As cotas serão aplicadas somente na segunda das quatro fases da seleção. 

De acordo com o Itamaraty, as exigências para o candidato chegar à segunda fase não serão alteradas. Atualmente, o concorrente precisa acertar, no mínimo, 40% das questões da prova objetiva, composta por questões como língua portuguesa, história do Brasil, política internacional, língua inglesa, entre outras. Para passar para a fase seguinte, também precisa estar entre as 300 melhores notas.

Entre a segunda e terceira fase das provas, o candidato precisará acertar, no mínimo, 60% do total da prova a fim de passar para a quarta e última fase.

“A ideia é que a pessoa passe no concurso pelos seus próprios méritos. O instituto vai facilitar um pouco mais na segunda fase para os afrodescendentes, mas a seleção vai seguir os mesmos rigores”, informou a Assessoria de Imprensa.

O concurso do Instituto Rio Branco é considerado um dos mais disputados do Brasil. Em 2010, foram oferecidas 108 vagas para 13.771 inscritos. Todos os 108 aprovados já foram nomeados, segundo o Itamaraty. As provas do próximo ano, que ainda não têm data marcada, serão realizadas em todas as capitais do país. O edital do concurso deve ser publicado até o final de fevereiro.



fonte: Afropress

Nenhum comentário: