Nego Drama

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Elói Ferreira de Araújo na Fundação Cultural Palmares ???

 Fonte ligada ao Ministério da Cultura indica que Elói Ferreira de Araújo será o novo presidente da Fundação Cultural Palmares


Tudo indica que o Partido dos Trabalhadores (PT) não se contentará apenas com o cargo principal do Ministério da Cultura (MinC), entregue à cantora Ana Buarque de Hollanda. O Partido da presidente Dilma, que vinha reclamando de desprestígio nas gestões Gil e Juca – ambos ligados ao Partido Verde -, agora volta com força ao cobiçado ministério. É dado como certo que, além da ministra, o PT terá mais dois importantes cargos no MinC: o ator Antonio Grassi voltará à presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte), cargo que exerceu na primeira gestão do ministro Gil, e Elói Ferreira de Araújo, que acaba de deixar a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, assumirá a presidência da Fundação Cultural Palmares, unidade do MinC voltada às políticas para a cultura negra.     
Elói Ferreira assumiria o cargo no lugar do arquiteto e produtor cultural baiano Zulu Araújo, que está na Fundação Cultural Palmares há oito anos – primeiro como diretor de promoção cultural (entre 2003-2006), depois como presidente. Se a substituição de Zulu Araújo por Elói Ferreira se confirmar, será uma mudança significativa à frente da Fundação Palmares, evidenciando o critério partidário, pois, ao que se sabe, o ex-ministro não possui trajetória na área cultural. Zootecnista e advogado, Elói Araújo é militante histórico do PT e foi assessor do gabinete do vereador Edson Santos (RJ), desde 1989, em cinco mandatos consecutivos. Em 2008, Elói acompanhou Edson Santos quando este se tornou ministro da SEPPIR, como secretário-adjunto, substituindo-o em 2010, quando Edson deixou o ministério para mais uma disputa eleitoral.
Conforme afirmou o então ministro Gilberto Gil, em 2007, durante a posse de Zulu Araújo, além de incentivar a produção cultural negra, a Fundação Cultural Palmares ganhou na gestão do presidente Lula o status de incrementar o intercâmbio cultural entre o Brasil e os países africanos. Uma das mais recentes ações da Fundação Palmares foi a promoção da cultura brasileira no Festival das Artes Negras – Fesman, que ocorreu em dezembro, no Senegal.
A Fundação Cultural Palmares é também a instituição responsável pela emissão da Certidão de Autorreconhecimento às comunidades remanescentes de quilombos. Após emitir o certificado, a Palmares oferece assistência jurídica para que a comunidade adquira o documento definitivo de posse da terra emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - ou seja, a titulação, que garante a propriedade do território e a autonomia da comunidade.

FONTE: André Luís Santana (da Redação do Correio Nagô)

Nenhum comentário: