Nego Drama

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lideranças acusam Governo baiano

Salvador - O governador da Bahia, Jacques Wagner, do PT, está sendo denunciado por lideranças negras, acusado de inviabilizar a participação da ativista Vida Bruno, indicada por entidades nacionais do movimento social, para participar do Fórum Social Mundial, que acontece em Dakar, no Senegal, deste domingo, dia 06, até o dia 11/02, sexta-feira.


Governador da Bahia Jacques Wagner PT


Segundo ativistas, o Governo indicou o secretário Paulo César Lisboa e a coordenadora de articulação social, Meire Cláudia, para ir a Dakar, e manobrou para impedir a viagem de Bruno, temendo ser denunciado aos fóruns internacionais, pela postura da Polícia Militar baiana, acusada pelo assassinato sistemático de jovens negros.

Segundo os ativistas os casos de homicídio cresceram 50% na gestão de Wagner, dados que seriam da própria Secretaria de Segurança Pública do Estado. Boa parte desses crimes seriam praticados por policiais, que não são punidos, por conta da omissão das autoridades do Estado.

Afropress tentou fazer contato com a Assessoria de Comunicação do Governo da Bahia, sem sucesso.

A ministra chefe da SEPPIR, Luiza Bairros, integra a comitiva representando o Governo brasileiro no Fórum.

Falta de compromisso

“O Governador Jacques Wagner não cumpre com seu compromisso público assumido no ano passado na abertura do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, de apoiar uma delegação representativa”, afirma Consuelo Gonçalves, liderança quilombola e uma das articuladoras da participação baiana no Fórum.

Segundo ela, de trinta passagens para representantes de entidades, o Governo garantiu que teria condições de ceder três e também não fez a gestão do participação das entidades, usando como desculpa o período eleitoral. “Para completar, acordou tudo isso na calada da noite, com as Centrais Sindicais, que fizeram mistério sobre as passagens", acrescenta.

A ativista disse que a postura do Governo da Bahia caracteriza racismo institucional. “No ano declarado pela ONU como Ano dos Afrodescendentes, o Estado mais negro do país e que realizou uma etapa do FSM, age com total falta de transparência e tenta manipular para enviar três pessoas da sua confiança para Dakar. Por que?”, questiona.

Os ativistas tornaram pública uma Carta/Denúncia sobre as ações do Governo da Bahia para tumultuar e inviabilizar a participação de lideranças independentes em Dakar.

Leia, na íntegra, a Carta


CARTA DO COMITÊ BAIANO



Ao :
Governador Jaques Wagner
Comitê Brasileiro do FSM
Comitê Internacional do FSM

Nós, Movimentos Sociais, integrantes do Comitê Baiano do Fórum Social Mundial vimos, através desta, assegurar que estamos devidamente preparados para representar a Bahia, bem como contribuir com os debates que ocorrerão no FSM de Dakar – Senegal de 06 a 11 de fevereiro do corrente ano, marcar presença com símbolos, expressões culturais e políticas, nitidamente baianos e nacionais e ao mesmo tempo universais na perspectiva de uma outra globalização.

A Bahia e suas populações indígenas e afrodescendentes representam um território referencial extremamente significativos entre todos os lugares onde o marco civilizatório mantém sua perversidade, seus processos desumanizadores onde destaca-se o extermínio de jovens nas áreas urbanas e metropolitanas e formas sutis de dominação e manipulação das mentes humanas via sistemas diversos tais como educação, comunicação, trabalho, saúde, educação, emprego e renda, segurança pública, lazer, práticas religiosas, dentre outras.

Em decorrência desses fatores os Movimentos Sociais tem contribuído na construção de políticas públicas, democráticas, inclusivas e participativas, a fim de transformar as realidades historicamente produzidas pelo modo de produção material e imaterial capitalista.

Entendendo que a palavra, segundo as Escrituras Sagradas “se faz verbo e o verbo se fez carne” . Portanto nosso entendimento, ou seja, dos movimentos sociais e da sociedade civil que estiveram nas dependências do TCA, no dia 29 de fevereiro de 2010, naquele momento foi firmado um compromisso, pela palavra, através de um enfático discurso de Vossa Excelência, de modo que não procede a retração imposta por este governo, conforme e assegurado pela SERIN, na pessoa do Senhor Secretário Paulo César Lisboa.

Diante do exposto, o Comitê Baiano do FSM Temático BA, vem solenemente apresentar as deliberações da última plenária, realizada na tarde do dia 24 de janeiro, na UCSAL – LAPA:

1. Audiência dos Movimentos Sociais com o Governador , com os objetivos de garantir os compromissos assumidos no período do FSM Temático BA, e portanto o apoio do Estado à Delegação composta por trinta Organizações do Movimento Social ao FSM de Dakar Senegal, passagens , hospedagens e alimentação;
2. Viabilização da chegada Prévia da Coordenação do Fórum Temático BA com passagens , hospedagens e alimentação;
3. Diálogo do Governo do Estado com seus parceiros no Senegal , para apoio a Captação por parte da BA do Fórum Regular 2013;
4. Garantia de rubrica do Estado para o Fortalecimento das Ações e dos Eventos do Comitê Baiano no Fórum Social Mundial;
5. O reconhecimento e a análise dos gastos públicos já investidos neste Fórum, no período- pré -eleitoral e a postura deste governo pós-eleições para com os movimentos sociais do Estado da BA, para com o Brasil e para o Mundo, pois o que realizamos foi uma etapa do FSM de Dakar Senegal, o que portanto recebeu convidados do Mundo Inteiro, e desenvolveu um papel estratégico na cidade de Salvador, demonstrando para o Mundo que Salvador BA, que acreditar e construir um Outro Mundo Possível.

Mas se nossos governantes não estão preparados e comprometidos com estes níveis de solidariedade e rede de articulação mundial para o desenvolvimento humano e garantia dos direitos e da democracia dos Povos o qual propõe a tese do FSM, contra o neoliberalismo que oprime e empobrece cada vez mais pessoas no mundo e o Estado da BA, estampa a tese neoliberal nas ruas da cidade de Salva dor, na especulação imobiliária x moradores de rua, na segurança dos bairros nobres de salvador x o genocídio da juventude negra pobre e periférica pela polícia, da pompa dos Templos Universais e sua força política x a Intolerância Religiosa que ataca os Terreiros da BA depredados a ponto de ter seus Terreiros Invadidos e desrespeitados conforme Constituição Brasileira e enfim da Bahia de Todos Nós x os imensos privilégios e racismo de alguns que mandam .

Comitê Temático BA do FSM

Salvador, 26 de janeiro de 2011.



Fonte: Afropress

Nenhum comentário: