Nego Drama

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Moção de Apoio e reconhecimento ao Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão Ao Coletivo Representante da Ocupação Canto de Conexão

Comissão de Reestruturação do

Conselho Municipal para o

Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas


Moção de Apoio e reconhecimento ao Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão

Ao Coletivo Representante da Ocupação Canto de Conexão



Pelotas 27 de junho de 2022.


Um dos principais resultados do modelo de exploração do trabalho escravo no Brasil e que guarda suas raízes, até hoje, imbricadas na sociedade brasileira é a incapacidade de acesso à terra, moradia e vida digna por parte da população negra. É verdade que a maioria da população negra pertence aos segmentos mais frágeis da estrutura social, mas o fato é que essa população apresenta dificuldades adicionais que tendem a se reproduzir ao longo do tempo. O futuro dos negros e negras está também associado à evolução política e estrutural da sociedade brasileira como um todo, mas existem formas particulares de discriminação, que se relacionam, por exemplo, à distribuição geográfica dos negros e às dificuldades de acesso ao trabalho, à educação, à saúde e direito à terra.

Segundo Abdias do Nascimento (1980) no Brasil são os quilombos, as principais organizações sociais, que fazem dos referenciais africanos, parte de seu arranjo estrutural enquanto sociedade. Diante de uma realidade histórica e social que desqualifica o povo preto como cidadão, surge a necessidade da população negra de defender sua sobrevivência e assegurar sua existência enquanto ser.

Em uma cidade marcada, de forma definitiva, pelas consequências da escravidão, o Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão é um espaço de embate e enfrentamento a um modelo de espoliação imobiliária e de abuso do poder econômico que demarca os espaços acessíveis e inacessíveis à população negra do município. Encravado no centro da cidade, na região de maior fruição intelectual do município, o Kilombo Urbano tem como objetivo superar as consequências contemporâneas do período escravocrata em toda a América Latina. Para além de uma sociedade baseada em um sistema social oriundo dos referenciais culturais africanos, a ocupação apresenta-se como um projeto coletivo de sociedade.

Não interessa mais àquela forma alternativa de organização social uma adaptação aos moldes da sociedade capitalista hierarquizada. Pois é evidente que no escopo das ações do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão está a reconstrução e a recontagem da história do povo Preto da metade sul do Rio Grande do Sul a partir de um novo paradigma de civilizatório, ancorado na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária.

Sendo assim, esta Comissão se solidariza com a defesa da permanência do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão na estrutura que hoje ocupa. Considerando a realidade evidente de que o Kilombo rompe com as lógicas de segregação e desigualdade e propõe alternativas de sociabilidade que propiciam que as pessoas que ali encontram acolhida possam retomar o sentido da noção de vida digna. E isso não se resume apenas ao trabalho de caridade ou voluntariado, mas também a disposição para refletir sobre o direito à cidade. A cidade precisa ser um espaço de uso coletivo, racional e equânime. O Kilombo tem esse modelo por princípio e vem demonstrando nestes anos de atuação que é possível fazer desta lógica uma forma estrutural de aproveitamento da cidade.

Cabe ainda salientar que é na franja de ausência do Estado, como ente catalisador das demandas da população mais carente das cidades, em geral pessoas não brancas, que modelos de organização como Kilombo Urbano encontram eco e ressonância em outras partes do mundo. Haja visto que tem sido objeto de pesquisa, análise e reconhecimento de organismos internacionais que pleiteiam e valorizam o respeito ao uso racional da terra, do espaço e da cidade.

Desta forma, esta Comissão que tem por intuito reforçar e reestruturar o Conselho para o Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, defende as posições orientadas pelo Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão, assim como soma-se aos demais coletivos na defesa deste espaço e das ações de cunho social e civilizatório, ali desenvolvidas.


Atenciosamente


Comissão de Reestruturação do

Conselho Municipal para o

Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas



Nenhum comentário: