Nego Drama

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Problematizando os livros , "Política da Morte e Iguais Por Direito"

 Na última quarta(1506), em iniciativa da Comissão de Igualdade Racial da OAB Pelotas, o jurista, pesquisador e membro da Comissão de reestruturação do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas - Dr. Fábio Gonçalves, esteve problematizando os livros “Iguais por Direito?” e “A Política da Morte”. Conforme o autor, as obras foram adaptadas, pois originalmente decorrem de dissertações de mestrado, realizadas na FURG e UFPel. No evento, houve postulações e discussões com lideranças negras locais e regionais, institucionais e da militância social, bem como com os prefaciadores dos títulos. A programação aberta à comunidade, ocorreu no auditório Alcides de Mendonça Lima da OBA/Pelotas.

Dr Fábio Gonçalves 


PROVOCAÇÕES – Fábio Gonçalves pontua que o debate provocou, dentre outros assuntos sobre temas tais como “representatividade, punitividade, justiçamento e cidadania”. A promoção da Comissão da Igualdade Racial da Subseção da OAB em Pelotas teve apoio e contou com a presença de representantes da Comissão Coirmã da Subseção de Rio Grande.

Estiveram participando dos debates sobre as obras. Raquel Sparemberger, pós-doutora e docente na FURG, é a prefaciadora de “Iguais por Direito? – Desigualdade, reparação social e sub-representatividade Negra no Brasil recente” e Bruno Rotta Almeida, pós-doutor e docente na Faculdade de Direito da UFPel, é o autor do prefácio de “A Política da Morte – Questão racial e segurança pública no Brasil recente”, além da indígena - Bacharela em Direito, Pietra Dolamita, dentre outr@s.










AUTOR – Fábio dos Santos Gonçalves preside a Comissão de Igualdade Racial da OAB/Pelotas. Professor e advogado, foi agraciado com a medalha Zumbi dos Palmares pela ALERGS. Na OAB/RS, é um dos mediadores do grupo de estudos Antirracismo da ESA OAB RS. Na UFSC, é doutorando em direito.


Nenhum comentário: